segunda-feira, 5 de março de 2012

Livro 53 - Fazendo as Malas - Danuza Leão


Livro 53 - Fazendo as Malas - Danuza Leão

Viajar - deslocamento de uma pessoa, por motivo específico, entre dois pontos determinados (origem e destino), utilizando, para isso, um ou mais modos de transporte. Utilizada para trabalho ou para visitar parentes, ou por diversão (turismo), e também as guerras, que faziam com que pessoas se deslocassem com objetivos definidos - defesa de território, conquistas de terras e até mesmo comércio.

Através da Revolução Industrial, as viagens de turismo aumentaram de número, devido à nova tecnologia. Em 1840 Thomas Cook promovo o primeiro "pacote turistíco", não fazendo muito sucesso, mas abrindo portas para um novo negócio - as agências de turismo.

Bom, logo após essa breve "introdução", vamos à autora, Danuza Leão. Para mim, Danuza é um mito, amo de paixão, além de ter (momento estou me sentindo) em comum com ela a paixão por táxi. Nada mais prático - quer ir embora, chama um táxi e pronto. Ela fala que não faz cruzeiro por causa disso - e se der vontade de ir embora?

Danuza tem experiência em viagens, já morou em Paris, trabalhando como modelo, e pegou o gosto por colocar o pé na estrada.

Neste livro, o que seria uma simples insônia virou roteiro de viagem. Sevilha.. e porque não Lisboa, que é tão perto? Ah, já que vou para Lisboa, para Paris é um pulo... E assim se organiza sua viagem à Europa.

A partir desse mote, Danuza vai contando suas peripécias, como seu hábito de levar "poucas coisas" - mas o seu conceito de pouco, confessa ela, é exagerado, e também dicas de passeios, hotéis e restaurantes de cada lugar - nada óbvios, diga-se de passagem.

E lá se vai Danuza, com 3 malas cheias, passeando pela Europa, onde se sentiu uma própria espanhola em Sevilha, e em casa em Paris, onde o dono do café da rua do hotel onde sempre se hospeda a recebe com um "já de volta, madame! Seja bem vinda". E corre o mundo atrás de novas emoções. Afinal, como ela cita:

"Voyager c'est prende un chemin sans jamais savoir où on va" - viajar é otmar um caminho sem saber aonde ele vai nos levar.




http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário