terça-feira, 6 de março de 2012

Livro 54 - Marina - Carlos Ruiz Zafón


Livro 54 - Marina - Carlos Ruiz Zafón

Gosto de começar falando primeiro do autor, acho que ajuda a entender melhor um pouco de sua obra. Vamos lá. Carlos Ruiz Zafón é espanhol, nascido em 1964 em Barcelona, e praticamente fez da cidade personagem de seus livros.

Em 1993 ganhou o prêmio Ebedé de literatura com seu primeiro romance, O Príncipe da Névoa.

Apesar de Barcelona ser personagem de seus livros, ele atualmente vive em Los Angeles, trabalhando como roteirista de TV, e também como correspondente de alguns jornais espanhóis.

Carlos Ruiz consegue fazer uma história de suspense que nos prende do começo ao fm de Marina.

Tudo começa com Óscar, um garoto interno num colégio, que, num intervalo e outro, tem o hábito de sair do internato e passear pelos bairros próximos, com, em sua maioria, casarões abandonados. Em um desses casarões, ele encontra um gato, e resolve seguir o mesmo. Achando que o casarão é mais um casarão abandonado, ele se surpreende ao chegar perto e ouvir música vinda da casa. Nessa história toda, ele se assusta com a presença do morador e acaba levando um relógio, que estava olhando, quando o morador se aproxima dele.

Após dias de medo e incerteza, Óscar resolve voltar à casa para devolver o relógio ao seu dono, e conhece Marina, a filha de Germán.

A partir daí, os dois se envolvem em uma aventura, que, em princípio, era somente algo ingênuo e sem maiores interesses, com desdobramentos e personagens que os dois nem sonhavam em conhecer e se envolver, transformando toda a história em um suspense mágico que nos prende ao livro, atiçando nossa curiosidade.

Finalizo aqui com uma frase de uma crítica do USA Today:

"O talento visionário de Zafón para contar histórias é um gênero literário em si."

Nenhum comentário:

Postar um comentário