domingo, 11 de março de 2012

Livro 58 - Idoru - William Gibson


Livro 58 - Idoru - William Gibson

Bom, ontem postei outro livro do mesmo autor, o Neuromancer, que deu origem ao universo Matrix. Neuromancer foi escrito em 1984.

Resumindo um pouco, William Gibson é considerado um dos pais do cyberpunk, movimento este que na literatura mistura ficção científica, elementes de filmes noir e muita, muita tecnologia. O comparam com Raymond Chandler, escritor de livros policiais, que se transformaram em filme, com Humphrey Bogart no papel principal. A diferença que William é o Raymond da era digital.

Idoru é considerado seu melhor trabalho, e foi escrito em 1996. Para quem é fã, é difícil escolher um livro somente. Mas fica a critério de quem se interessar.

Vamos à historia. Chia é uma adolescente de Seattle fã de uma banda chamada Lo/Rez. Inclusive faz parte do fã clube oficial da banda. Há boatos de que Rez, um dos integrantes da banda, decide se casar com uma agente - a Idoru do título, que se chama Rei Toei. Que não passa de um holograma, algo inventado, uma cantora fabricada para fazer sucesso. Intrigadas com esses boatos, Chia é escolhida pelo grupo de Seattle para viajar até Tokio para averiguar essa história.

Laney é o outro personagem principal, um analista de dados, retirando, de dados deixados pelas pessoas no mundo virtual, padrões aparentemente sem sentido, mas cruciais. Após um incidente em seu antigo emprego, em um grupo midiático que constrói e destrói celebridades a seu bel prazer, é contactado para trabalhar para alguém ligado a Rez.

Personagens de "carne e osso" se interligam com personagems virtuais, como os residentes da Cidade Murada, uma cidade mais que virtual, onde pessoas passam mais tempo conectadas do que em suas vidas "reais" - como se houvesse uma inversão: suas vidas "reais" são as vidas "virtuais".

As vidas de Chia e Laney acabam, lógico, interligadas pelo fio do "amor" que une Rez e Rei. Real e virtual. Um relacionamento baseado em sentimento, tecnologia, loucura, causando comoção entre os fãs, repulsa e estranhamento.

Tudo isso entremeado por elementos da máfia e contrabando de nanotecnologia.

Se houve "casamento"? O final do livro responde.....

Um comentário:

  1. Não é o tipo de livro que eu gosto
    Mas parece interessante!! A review esta ótima

    Bacci
    Pri

    ResponderExcluir