Livro 27 - A Metamorfose - Franz Kafka
Confesso que esse livro não era novo aqui em casa, mas como sempre ouvi críticas negativas - que Kafka era muito deprimente, entre outras - não tive coragem de "encarar" o livro.
Mas a curiosidade falou mais alto, e resolvi atacar A Metamorfose. Simplesmente A M E I. O conto foi escrito em 1912, mas publicado somente em 1915.
"Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de inseto."E assim começa a história de Gregor e a reação de sua família frente à sua transformação. De certa forma acredito que todos nós somos Gregor Samsa em algum período de nossa vida - de arrimo de família, de peça importante em algo, por algum momento fraquejamos, ou por causa de doença, ou outro motivo, e vemos que a reação e ação das pessoas em relação à nós muda. Gregor, de sustento da família, passou a ser O Incômodo, o que não se toca no assunto, o que não recebe atenção.
Disseram que essa não era a obra prima de Kafka. Não li outras obras dele para poder opinar. Mas essa, com certeza, mostra bem o homem transformado em "máquina". Quando não "funciona" de acordo com os padrões vigentes, vira um objeto inútil e inconveniente.
Eu já me senti Gregor Samsa, e vocês?
Nenhum comentário:
Postar um comentário