sábado, 21 de janeiro de 2012
Livro 11 - Coolhunters: caçadores de tendências na moda
Livro 11 - Coolhunter: caçadores de tendências na moda - Marta Domínguez Riezu
A autora é uma jornalista, formada em Comunicação Audiovisual pela Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona e atua como coolhunter independente desde 1999 para várias marcas. Além disso é colaboradora de diversos "periódicos" espanhóis.
Bem ou mal todo mundo se interessa ou é influenciado pela moda. Seja no estilo e cor de uma roupa, seja nas tintas para pintar a casa, seja no carro considerado o "melhor do ano" pela imprensa especializada. Todos. O que isso tem a ver com o livro? Tudo, porque os "especialistas" em tendências - coolhunter - captam o zeitgeist do momento e fazem, sem bola de cristal, afinal, previsões para empresas - como falado, de marcas de roupas, passando por tintas, até bancos e indústria automobilística, sobre o que as pessoas vão querer.
O termo "coolhunting" - caçadores do cool - é um termo de marketing, exatamente referente à previsão dessas tendências futuras, pois isso acarreta em mudanças no consumo, o que afeta, diretamente, os setores acima citados e muitos outros.
Para isso não é somente saber observar - é necessário um intercâmbio com diversas disciplinas, como psicologia evolutiva, pesquisas sociais, antropologia e sociologia, para citar algumas.
O livro é basicamente um leve manual sobre as diretrizes utilizadas nessa incansável busca pelo "cool" - pelo que está in, pelo que ficará in, pelo que é "legal" - "o cool nem sempre (quase nunca) é o mais caro, o mais novo, o mais exótico", explicação dada no livro na página 7.
A definição da editora: (...)o Senac São Paulo apresenta este livro a fim de mostrar que mesmo a profissão mais cool da atualidade requer muito preparo.
Para quem quer aprender a achar uma boa idéia escondida, o livro é um ótimo guia!
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