sábado, 4 de fevereiro de 2012

Livro 24 - O Melhor de Carmen da Silva


Livro 24 - O Melhor de Carmen da Silva - Coletânea de artigos publicados ao longo e quase 22 anos na revista Claudia


Carmen foi uma psicanalista e escritora que começou a escrever para a revista Claudia a coluna "A Arte de Ser Mulher", em 1963.
Se ela é, para alguns, "moderninha", imagina na época, como não foi um escândalo seus artigos, empurrando as mulheres para frente, incentivando-as a tomarem iniciativa em suas vidas, contra o padrão vigente que a mulher tinha que merecer a atenção e o amor do homem - ou seja, se anulando e "adulando" o homem, mimado e agressivo, em muitos dos casos.

Carmen, gaúcha, morou muitos anos fora do Brasil, e quando chegou, sentiu a diferença do comportamento feminino. Foi ai que surgiu a chance da coluna, e ela não se fez de rogada. Colocou por terra o velho argumento de "não sou feminista, sou feminina". Como se, hoje em dia (porque naquela época não tinha), poder ir numa Delegacia da Mulher registrar um boletim de ocorrência "Maria da Penha" fosse somente "feminino". Não se dá valor às mulheres que lutaram pelos nossos direitos, que sim, tem que melhorar muito em muitos aspectos, mas que graças à essas mulheres, temos já nossos direitos.

Lendo esse livro, me surpreendia as vezes por sua modernidade, mesmo tendo artigos escritos antes mesmo de eu nascer. É, de certa forma, um tapa na cara da sociedade e de nós, mulheres.

Super recomendo para todas - e todos - que querem e precisam entender um pouco mais do universo feminio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário