quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Livro 48 - O Melhor do Romance, Contos e Crônicas - Nelson Rodrigues


Livro 48 - O Melhor do Romance, Contos e Crônicas - Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues começou como jornalista, como o pai, Mário Rodrigues, no jornal do mesmo. Nascido em Recife, foi para o Rio de Janeiro com 2 anos de idade. E lá, na Zona Norte, foi seu grande laboratório.

Esse livro foi um presente da Folha, e traz textos de 8 livros de Nelson, entre contos, trechos de livros, inclusive seu livro de memórias e crônicas de futebol. Numa das crônicas, Nelson chama, pela primeira vez, Pelé de "rei"  - isso em 1958. Futebol era uma de suas paixões.

Nelson começou a escrever peças na década de 1940, se tornando um dos maiores dramaturgos do país. A curiosidade é que ele começou a escrever num período de vacas magras, achando que era uma boa forma de ganhar dinheiro.

Suas obras, Realistas, num período Modernista, causavam estranheza - principalmente entre os moralistas. Como cita Ruy Castro na Apresentação desse livro, até as pessoas que gostavam de Nelson, como o poeta Manuel Bandeira, estranhavam seus personagens, e perguntava para ele quando ele ia escrever sobre "pessoas normais". Nelson respondia: "Mas, meu querido Bandeira, eu escrevo sobre pessoas como você ou eu!".

Nelson mostrava a natureza humana como ninguém, em minha humilde opinião. Ele é fundamento. Escrevia sobre pessoas normais com desejos e fantasias inconfessáveis. Apesar de tudo, Nelson teve o reconhecimento que merecia antes de morrer, tendo inclusive, peças e contos transformados em série na Rede Globo - Engraçadinha e A Vida como Ela é.....

Como falei, Nelson é fundamento. Esse livro é um pequeno aperitivo do que nos espera sua obra. E, pode acreditar, ele abre o apetite por mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário