sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Livro 43 - Alabama Song - Gilles Leroy


Livro 43 - Alabama Song - Gilles Leroy

Gilles Leroy é jornalista e escritor francês. Com Alabama Song, ele ganhou o prêmio Goncourt, em 2007, a mais importante premiação na França.

Zelda e F. S. Fiztgerald foram "o" casal nos anos 20. Incensados e badalados, viveram de maneira intensa toda a década, década esta que foi impar na história. Fosse em Nova York, Paris ou em alguma casa alugada em alguma cidade da Côte D'Azur, festas e badalação, junto com álcool, faziam parte da vida deles.

Em Alabama Song Gilles escreve os acontecimentos da vida do casal através da voz de Zelda. Mesmo que obra de ficção, é um soco no estômago ver "o outro lado" da história do casal, ver como Zelda poderia se sentir perante a vida que levavam. Suas possíveis dores e sofrimentos.

Confesso que acredito que Gilles tenha dado voz não a uma obra de ficção somente, mas lançado luz sobre a vida dessa mulher que viveu ao lado de um ícone da literatura. Me fez pensar se realmente Zelda não se sentia do jeito que o autor escreve, se não era tratada, nos hospitais psiquiátricos, do jeito que Alabama Song supõe que era... uma mulher que, de filha do Juiz da cidade, a Rainha do Sul, não passou a ser só uma sombra espoliada ao lado do marido, perdida na imensidão e na intensidade da vida que levaram....

Nenhum comentário:

Postar um comentário