terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Livro 47 - Os Meninos Verdes - Cora Coralina


Livro 47 - Os Meninos Verdes - Cora Coralina

Cora Coralina, a Aninha feia da Cidade de Goiás, que começou a escrever aos 14 anos, mas por culpa dos percalços da vida, só lançou seus livros, escritos por suas mãos de doceira, aos 76 anos.

Um dos "culpados" por seu sucesso foi o poeta Carlos Drummond de Andrade: no Jornal do Brasil, a 27 de dezembro de 1980, o poeta dá seu recado:  "Não estou fazendo comercial de editora, em época de festas. A obra foi publicada pela Universidade Federal de Goiás. Se há livros comovedores, este é um deles.", sobre o livro Poemas dos becos de Goiás e estórias mais.

Cora lançou 8 livros, sendo 3 deles infantis, e Os Meninos Verdes é um deles.

O livro conta o nascimento dos meninos verdes, em 2 plantas do jardim da Casa Velha da Ponte. Os meninos foram descobertos pelo seu Vicente, jardineiro da Casa. Como lidar com eles? Como lidar com o novo, com o diferente? Nesse livro, que Cora "conta" para seus netos o acontecido, aprendemos isso - vovó Cora decide cuidar dos meninos.  A postura sem preconceito e compromissada de vovó Cora em relação à estranha realidade nos ensina a encarar com naturalidade situações inusitadas, a respeitar diferenças e a agir com responsabilidade e consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário