domingo, 4 de março de 2012

Livro 50 - Apenas uma Mulher - D. H. Lawrence


Livro 50 - Apenas uma Mulher - D. H. Lawrence

Bom, apesar do atraso, por problemas de conexão de internet, vamos falar do livro 50, de 01/03 - Apenas uma Mulher.

Para começo, vamos ver a biografia do autor:

David Herber Lawrence, inglês, nascido em 1885, pertence à escola Modernista - que convergia literatura, artes plásticas, designe e inclusive a organização social. Essa escola queria "apagar" tudo o que era antigo, e substituir pelo novo, argumentando que a nova realidade do século XX era eminente e permanente, por issopessoas deveriam se adaptar a suas visões de mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo.

Devido à isso, sua obra foi considerada avançada, abordando temas como sexualidade e as relações humanas.

Apesar de várias críticas a seus livros, sua obra é importante porque retrata bem uma era influenciada por Freud e por Nietzsche.

Seu livro mais famoso é O Amante de Lady Chatterley, publicado em 1928. Para uma crítica mais profunda: http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_46385.html.

Bom, conhecendo um pouco o autor, a Escola onde pertencia e o teor principal de sua obra, vemos que Apenas uma Mulher entra bem nesse histórico de temas como sexualidade e relações humanas. As mulheres de Lawrence são decisivas para a existência dos homens, de forma positiva ou não.

Banford e March são duas mulheres que vivem em uma propriedade rural no interior da Inglaterra. Juntas, trabalham e tentam sobreviver do lucro da granja, isoladas e independentes de homens. Uma bastava à outra. O autor não explicita uma relação homossexual entre elas, mas nem precisa. Suas personalidades se completavam, sendo que a natureza nervosa de Banford encontrava segurança na força calma de March.

Em um inverno, um jovem soldado aparece de repente na proprieda, alegando que morara ali anos antes com seus avô. Banford o recebeu como a um irmão mais novo. March, cautelosa, mas inquieta com a presença do soldado. Ele percebe isso em March e resolve que quer se casar com ela, e fazê-la "apenas sua mulher" - "...Queria que ela se rendesse a ele, e adormecesse seu espírito independente. Queria tirar dela todo esforço, tudo que parecia sua razão de ser. Queria fazê-la submeter-se, entregar-se, dispensar cegamente toda a sua parte consciente. Queria retirar dela o consciente, e fazer dela apenas a sua mulher. Apenas a sua mulher." (página 102)

Tirem suas próprias conclusões... vou me abster de fazer polêmicas, mais do que a obra do autor já causou e causa.

Esse livro foi escrito em 1923, com o título original de The Fox, e lançado em filme pela Warner Brothers em 1967. Para quem quiser mais informações sobre o filme, deixo o link do Imdb:
http://www.imdb.com/title/tt0062990/

Nenhum comentário:

Postar um comentário