sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Livro 3 - A Parisiense - Ines de la Fressange



A Parisiense - O Guia de Estilo de Ines de la Fressange

Ines de la Fressange é um ícone de estilo, elegância, charme da mulher francesa - no caso, A Parisiense e tals.
O livro me fez pensar na expressão americana "kidults" - kids + adults, ou seja, adultos que não cresceram ou não querem, a geração que passou a infância e adolescência nos McDonald's da vida e jogando videogame.
E na diferença entre o padrão americano/hollywoodiano da eterna busca pela juventude, com dietas, injeções, plásticas, aplicações, tratamentos e cremes.

Ines fala que seu modelo de vida se chama Julio Iglesias, porque, perguntado se tinha medo de envelhecer, ele respondeu: " mas eu já envelheci....". Em outro livro, Danuza Leão fala que em Paris é paquerada. Há uma aceitação à maturidade maior do que em outros lugares.

Tudo isso para dizer que sim, as dicas de moda são muito interessantes, e me fizeram repensar certas coisas na minha vida (acho que juntou o livro do dia 1 também). Ines dá dicas bacanas sobre como se vestir, e como a filha dela, Nine, é a modelo das fotos, percebe-se que as dicas são coerentes, não são caretas e servem muito bem até para as mais jovens e clássicas.

Mas...confesso que esperava um pouco mais do livro. Sim, é legal ler sobre "endereços secretos de decoração em Paris", porque tem sites, podem servir de inspiração, aquela coisa. "Hotéis charmosos", "bistros e afins" fazem a gente sonhar e dá vontade de pegar um avião para Paris amanhã - amanhã?, digo agora! Bate a real, não tenho nem passaporte, quanto mais euros para gastar na loja de Roger Vivier, e muito menos crianças para entreter na viagem. Tá, é legal sonhar, quem sabe se planejar, e tals, mas na verdade acho que o título seria melhor se fosse A Parisiense - guia secreto de Paris, por Ines de la Fressange. Guia de estilo me lembra somente moda..... e confesso que Costanza Pascolate dá show nesse quesito.

Um comentário: