sábado, 14 de janeiro de 2012

Livro 4 - Como Pregar um Botão





Como pregar um botão e outras coisas úteis que sua avó sabia fazer - Erin Bried


Erin é jornalista da revista SELF, revista americana que fala sobre saúde e bem estar (no começo do livro ela conta o início de sua carreira, e me lembrou Andy Sachs, de O Diabo Veste Prada - embora não tenha citado nenhuma diaba!).

Vamos ao que interessa: o livro! A leitura é rápida e divertida. Erin, para o livro, entrevistou várias "avós", citando-as e fazendo uma pequena biografia de cada uma.

A princípio parece somente um livro para ensinar como pregar um botão (detalhadamente, ela ensina) até como plantar uma horta, manter animais como esquilos e coelhos longe da mesma (oi? mal temos lugar hoje em dia para ter uma hortinha de temperos), mas eu senti algo muito maior. Algo de avó mesmo, e um retorno à uma vida mais..... como posso dizer... divertida?

Num mundo de conveniência e consumismo, onde tudo se resume à uma ligação de telefone seja para pedir o jantar até para chamar alguém para desentupir a pia (dica: vinagre e bicarbonato de sódio fazem milagres - rá! essa eu já conhecia!), não é muito mais fácil entrar no clima do DIY (do it yourself, faça você mesmo)?

Aqui no Brasil temos a jornalista Chris Campos, autora do livro Casa da Chris (http://casadachris.uol.com.br/blog), também com dicas, mas confesso que esse livro me lembrou muito mais o blog de duas garotas que resolvem fazer uma coisa diferente por dia, durante um ano (http://365nuncas.wordpress.com/). A odisséia das duas já terminou, mas vale de inspiração, por exemplo, porque não aprender a fazer um bolo, a assar um pão, a realmente pregar um botão, a dançar com os amigos em casa, a conviver com os vizinhos, a escrever um bilhete de agradecimento, a como manter um relacionamento agradável, a fazer um arranjo de flores? A ser menos dependente de algum ou alguma "pereirão", de lojas em shopping para engraxar seus sapatos e fazer suas próprias barras de calça, a curtir um jantar com amigos sem ser com comida chinesa do restaurante mais próximo.

Confesso duas coisas:

Primeira: assar pão eu não me arrisco. Minha mãe tem uma máquina que faz tudo, até panetone, e eu NÃO ouso TOCAR na mesma.

Segunda: uma dica do livro minha avó praticava, e muito: "Como escrever uma carta para um governante". Sim, eles respondiam....

Nenhum comentário:

Postar um comentário